Avisos legais

O CGPP-IBMC encontra-se licenciado pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) e acreditado pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC), de acordo com a norma ISO 15189, para a realização de testes moleculares em genética médica, de acordo com a lista detalhada no site do IPAC.  

Os testes genéticos disponibilizados no presente website são desenvolvidos e validados pelo CGPP-IBMC para fins clínicos e não devem ser considerados como experimentais ou de investigação. Todos os resultados são revistos, interpretados e emitidos por especialistas em Genética Humana/ Genética Médica. 

Devido à variabilidade genética populacional e às limitações técnicas associadas às metodologias utilizadas, os resultados devem ser sempre interpretados no contexto clínico e familiar do indivíduo. A classificação das variantes genéticas é válida à data de emissão do relatório, podendo sofrer alterações conforme a evolução do conhecimento científico. 

É altamente recomendável que os utentes tenham acesso a aconselhamento genético, de modo a compreenderem as implicações dos resultados, incluindo riscos residuais, incertezas associadas e opções médicas e/ou reprodutivas. 

No caso de a amostra biológica ter sido enviada por uma entidade externa, a sua identidade é assumida como verdadeira, sendo da inteira responsabilidade da entidade remetente assegurar a correta identificação e correspondência com o utente de origem. 

De acordo com os pareceres do Colégio de Genética Médica da Ordem dos médicos, variantes genéticas não relacionadas com o objetivo primário do teste, mas com possíveis implicações clínicas para o utente (achados secundários ou incidentais) apenas são reportadas mediante pedido explícito realizado por um médico especialista em genética médica. 

O Relatório de Teste Genético emitido pelo CGPP-IBMC não deve ser reproduzido parcialmente, nem utilizado fora do seu contexto clínico. 

 

Qualidade e Certificação Laboratorial 

O CGPP-IBMC realiza validação analítica rigorosa, conforme as diretrizes da EuroGentest e do Colégio Americano de Genética e Genómica Médica (ACMG), bem como os critérios da norma NP EN ISO 15189, no âmbito da acreditação do IPAC. 

O laboratório é membro da European Molecular Genetics Quality Network (EMQN, Reino Unido), participa anualmente em testes de proficiência externos (EQA) e está qualificado para a realização de testes laboratoriais de elevada complexidade.